::: O QUE É DVD ???

DVD é a sigla para Digital Versatile Disc ou Digital Video Disc. Trata-se de uma mídia de armazenamento, com capacidade muito maior que o CD e que já provou ser uma mídia de ótima qualidade para vídeos e recursos multimídia em geral. Tanto que esse é seu uso principal hoje em dia. O objetivo desde artigo é mostrar as características e os tipos de DVDs existentes, além de explicar porque sua capacidade é tão maior que a do CD. Veja isso nas próximas linhas.

DVD é um tipo de mídia para armazenamento de dados ou para ser usado em aplicações multimídia. Do mesmo tamanho que um CD comum, o DVD surpreende logo de início por sua alta capacidade de armazenamento dados, feito possível graças a algumas técnicas no processo de gravação.
Todos os esquemas e normas de desenvolvimento do DVD são mantidos pelo grupo DVD Forum (
www.dvdforum.org), entidade formada pelas principais companhias que atuam nesse mercado. A maioria delas são indústrias de eletrônicos.
No início de seu desenvolvimento, a intenção dos fabricantes era conseguir mercado voltado às aplicações de vídeo, até então dominada pelas tradicionais fitas VHS. Com isso, o DVD conseguiu obter sucesso rapidamente, mas enfrentou vários problemas também: os primeiros DVDs (com 4,7 GB, conhecidos por DVD-5) produzidos foram testados em vários modelos de equipamentos, de diversos fabricantes e apresentaram alguns problemas relacionados com a qualidade de vídeo. Dependendo da marca, o disco nem era lido.
Graças aos problemas iniciais, melhorias foram sendo disponibilizadas, até que os fabricantes começaram a ter expectativa de que os CDs fossem perdendo espaço no mercado e o DVD começasse a tornar-se um padrão definitivo de armazenamento e para aplicações de vídeo, o que vem ocorrendo de forma progressiva.

O porquê de tanta capacidade


O DVD-5, conforme já foi dito, possui 4,7 GB de espaço. Um CD comum tem 650 MB de capacidade, porém possui as mesmas dimensões que o DVD. Sendo assim, como é possível ao DVD ter tamanho poder de armazenamento? A "mágica" ocorre no processo de fabricação da mídia do DVD, onde o espaçamento entre as trilhas foi reduzido de 1,6 mícrons (usado nos CDs) para 0,74 mícrons. Já o menor tamanho do dado que pode ser gravado na superfície do disco caiu de 0,83 (usado nos CDs) para 0,40 mícrons. Por fim, o comprimento de onda do laser dos aparelhos leitores caiu de 780 nanômetros (usado com CDs) para aproximadamente 650 nanômetros, o que é suficiente para a leitura. Como o feixe do laser é menor, a camada protetora do DVD tem que ser mais fina, do contrário o laser não conseguiria atravessá-la.

Controle Geográfico

As empresas de filmes são as principais beneficiárias do DVD atualmente, principalmente pelo fato dessa tecnologia ter substituído as tradicionais fitas VHS. No entanto, tais companhias se uniram para criar uma divisão geográfica, onde um DVD fabricado em uma determinada região não funciona nas outras, numa tentativa de amenizar a pirataria. Essa divisão é feita em seis partes, conforme mostra a tabela abaixo. Se por exemplo, um DVD fabricado no Canadá (região 1) for lido em um aparelho fabricado no Japão, o DVD não será acessível. Para que isso seja possível, é dado aos aparelhos leitores de DVD um código da região na qual ele foi vendido. Assim, o aparelho só rodará filmes que tiverem o código da região compatível com ele.

Vale citar que se o disco não possuir nenhum código, poderá rodar em qualquer drive de DVD, em qualquer parte do mundo. Também vale dizer que um disco pode ter mais de um código, podendo rodar nas regiões correspondentes. Veja abaixo, as 6 divisões regionais existentes para o uso dos DVDs:
Região Continentes / Países

1 Estados Unidos e Canadá.
2 Europa, África do Sul, Oriente Médio e Japão.
3 Sudeste e leste da Ásia, incluindo Hong Kong.
4 América Central e do Sul, Caribe, Austrália,
Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico. * Brasil
5 Rússia, Índia, África, Coréia do Norte e Mongólia.
6 China.
Finalizando

Os DVDs não são usados apenas para a distribuição de filmes. Sua utilização nos computadores cresce constantemente, devido ao acesso cada vez menos custoso a aparelhos e mídias graváveis e regraváveis. Para tirar proveito dessa tecnologia, é importante conhecer os tipos de DVD existentes atualmente. Para isso, leia
este artigo do InfoWester, que trata justamente desse assunto, e pode ser tido com uma continuação deste texto.
Ao comprar um gravador de DVD ou mídias de DVD para gravação, muita gente fica confusa com tanta variedade: DVD-RAM, DVD-ROM, DVD-R, DVD+R, DVD-RW e DVD+RW. Ainda há nomes como Dual Layer, Double Layer e tecnologias mais recentes, como HD-DVD e Blu-ray. Afinal, qual a diferença entre cada tipo? Qual escolher? Por que existe tanta variedade? É o que você verá a seguir.